terça-feira, 5 de março de 2013

IAP abre inscrições para concurso de bolsas artísticas





Estarão abertas de 26 de fevereiro a 11 de abril as inscrições para o Concurso de Bolsas para Criação, Experimentação e Pesquisa Artística 2013 do Instituto de Artes do Pará. Os interessados em participar deverão comparecer à sede do IAP, no horário de 9h as 17h, de posse dos documentos descritos no edital.
O concurso concede bolsas a indivíduos ou grupos atuantes no campo das artes, residentes e domiciliados no Pará há pelo menos três anos, para o desenvolvimento e finalização de projetos de criação, experimentação, pesquisa, crítica e divulgação e mediação artística nas áreas de pintura, fotografia, dança, conto e história em quadrinhos, entre outras, nas diferentes linguagens, mídias e suportes.
Nesta edição, o IAP oferece 30 bolsas de pesquisa no valor de R$ 15.000,00 cada. A distribuição dessas bolsas se dará da seguinte forma: 40% a indivíduos ou grupos provenientes dos diversos municípios do Estado, excetuando-se a capital; 10% a indivíduos ou grupos portadores de habilidades diferenciadas e 50% para artistas radicados na capital, todos atuantes no campo das artes, a serem selecionados de acordo com os critérios expressos no edital.
Pioneiro na concessão de bolsas no Brasil, o IAP já contemplou mais de 300 artistas em 12 anos de atividades junto à classe artística paraense, que por meio de suas obras ajuda a divulgar a cultura do Estado, promovendo a geração de emprego e renda, além de elevar a circulação e a qualidade da produção regional.
Serviço: Lançamento do edital de bolsas de criação, experimentação, pesquisa e divulgação artística 2013. Dia 26 de fevereiro, a partir das 19h, no Instituto de Artes do Pará (raça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré).
fonte: http://www.iap.pa.gov.br/noticias/811-iap-abre-inscricoes-para-concurso-de-bolsas-artisticas

Fórum de Cultura de Santarém





Fórum Municipal de Cultura de Santarém, dias 26 e 27 de abril de 2013, no Campus da UFOPA em Santarém, convido a todos que estão neste trabalho que se empenharam em organizar e sistematizar a documentação que irá regulamentar o Sistema Municipal de Cultura - SMC e a concretização da adesão de Santarém ao Sistema Nacional de Cultura. Uma iniciativa do Ministério da Cultura, Prefeitura de Santarém através da SEMC - Secretaria de Cultura em parceria com as entidades culturais organizadas em prol da mobilização de todos os segmentos culturais em torno da implementação de uma política cultural séria da cultura local  e aumenta consideravelmente os recursos de investimentos no setor e de políticas culturais integradas e democráticas.

PARTICIPE! MOBILIZE! DIVULGUE!

Teatro em Santarém



                      O Teatro em Santarém  tem longa trajetória de lutas e desafetos, a Atas - Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém vem se mantendo e se sustentando a duras penas, os grupos existentes na cidade dividem-se entre o fazer teatral e seus respectivos trabalhos/empregos onde esses atores, diretores teatrais e técnicos precisam estar fazendo outras coisas para sobreviver e sustentar suas famílias. A história nestes últimos 20 anos nos mostrou que os santarenos tem vocação e aptidão também para o teatro, mostrou que crianças e adultos sempre estão atentos as novidades seja da comédia do Grupo Caras e Caretas, seja do acervo do Grupo de Teatro Olho d'água ou até mesmo algum espetáculo isolado de um grupo de atores de alguma comunidade. 
                          Durante dez anos o SESC em Cena foi referência em espetáculos infantis dentro da cidade de Santarém, sob a coordenação de Helena Sato e direção de Elizangila Dezincourt foram feitas mais de dez montagens como Branca de Neve, D.Baratinha, Mágico de Oz entre outros.
Partindo de uma necessidade real de estar em cartaz com espetáculos infantis é que o Grupo Olho d'água sob a coordenação de Elder Aguiar vem realizar a remontagem de alguns desses espetáculos, haja vista que o mesmo durante o período SESC em Cena foi ator de várias montagens.
                      Deste modo inicia-se um momento interessante a ser escrito dentro da história do teatro santareno o Grupo Olho D'água inicia a montagem e adaptação da Branca de neve e os Sete Altões, com o referencial do desenho animado e o regionalismo da amazônia esta versão promete um espetáculo infantil com todo o lúdico necessário para sonhar e com um enredo tentando não ser imbecilóide.

Texto: Domínio Público
Adaptação e dramaturgia: Elizangila Dezincourt
Coordenação Geral: Elder Aguiar
Produção: Elder Aguiar e Helena Sato
Elenco: em processo de triagem