domingo, 18 de junho de 2017

Zenaldo Coutinho ignora evento tradicional da cidade de Belém !





Pela primeira vez participando de um dos maiores eventos populares do estado do Pará fiquei extasiada e emocionada com legitimidade do mesmo e toda sua grandiosidade,  artistas de todos os segmentos reunidos em um só lugar, músicos, artesãos, dançarinos, atores e público de várias cidades do estados em um festejo uníssono. No primeiro dia o movimento arrastou mais de cinco mil pessoas e realizaram sem nenhum apoio da prefeitura de Belém, o prefeito alegou que não recebeu ofício e culpou os tramites burocráticos, depois dos artistas e população gritar bem alto FORA ZENALDO! foi mais que suficiente para no dia seguinte toda estrutura necessária ser rapidamente montada na Praça da República. Assim, deixo aqui minhas reflexões sobre o assunto, como o prefeito e seus assessores podem cometer tão grave erro em relação a um dos eventos da cultura popular mais tradicionais da cidade? Observamos hoje Belém uma cidade com muitos problemas estruturais, e uma falta de gestão competente para todos os lados, na cultura não seria diferente.

Abaixo o link da página do Instituto Pavulagem e um trecho dessa história que o povo se apropriou e não deixa nas mãos de terceiros, fantástico


fonte: http://pavulagem.org/os-simbolos-e-a-trajetoria-do-arrastao-do-pavulagem/



O Arrastão do Pavulagem nasceu de um sonho iluminado por São João, que o cantor e compositor Ruy Baldez um dia vislumbrou. Ganhou um presente estrelado, um boizinho faceiro para encantar a cidade. A promessa narrada na lenda virou sina e há 30 anos o Boi Pavulagem cumpre a tarefa de alegrar e resistir nas ruas de Belém do Pará.
Criado em 1987, o cortejo celebra a quadra junina com as cores e sons da nossa cultura. O Arrastão é realizado a partir do segundo domingo do mês de junho, com a levantação dos mastros de São João, que guarnece e abençoa a brincadeira, e segue todo domingo até o primeiro final de semana de julho, durante o encerramento dos festejos com a derrubada dos mastros repletos de fitas e desejos de amor e louvação.
São João, protetor do nosso folguedo, é essa estrela azul que brilha no céu do mês de junho, abençoando a nossa  história, toda cheia de simbolismo, repleta de significado. Agora, te convidamos a conhecer um pouquinho sobre cada um dos elementos que constroem nossa tradição de brincar pelas ruas com o Boi Pavulagem.