sábado, 9 de janeiro de 2016

XI CONGRESSO MUNDIAL AITU / iutA "A investigação Teatro na Universidade"






05-09 setembro de 2016
Universidad de Caldas / Caldas University


Manizales, Colômbia

O Congresso Mundial, a ser realizada em 2016 na Universidade de Caldas (Manizales, Colômbia), é parte de um dos eventos mais significativos no desenvolvimento de Teatro Universitário em nosso país e, possivelmente, na América Latina. Fundado em 1994, o Congresso foi realizado em diferentes países membros da Associação Internacional de Teatro Universitário (IutA). No entanto, a maioria dos eventos ocorreram na Europa e apenas uma vez na América Latina em 2008, em Puebla, no México.

Por esta razão, para trazer o congresso pela primeira vez à América do Sul torna-se uma grande conquista para o teatro da universidade, uma vez que irá melhorar as ligações acadêmicas e criativas entre universidades da região e outros que chegam de outros continentes. Em média, cada Congresso foi a participação de universidades de quase 30 países, reunindo mais de 300 acadêmicos que, através de conferências, workshops, performances teatrais, master classes e workshops, o estabelecimento de um programa extenso e especialista sobre o tema escolhido.

Para o XI Congresso, a Universidade de Caldas, localizado em Manizales e chamada de "Cidade Theater" na Colômbia, se prepara para receber os participantes sob um dos temas mais importantes para a alma mater: "Investigação Teatro na Universidade". Este tópico surge de preocupações que, actualmente, a maioria das universidades ao redor do mundo têm sobre suas pesquisas. Este trabalho levou a uma maior proposição de cursos de pós-graduação na área, a formação de diferentes linhas de pesquisa e a ligação entre a investigação e criação.

Quais são os parâmetros para a investigação ligada ao teatro? Como é financiado? Que linhas de pesquisa foram criados? Qual tem sido a relação da pesquisa em teatro com as instituições que regulam esta área em cada país (como Colciencias na Colômbia, Conacyt no México, entre muitos outros) e sua relação com as instituições que gerem cultura em termos, por exemplo, dos ministérios ? Estas são algumas das perguntas que podem aparecer no palco da discussão acadêmica para o Congresso de 2016.



Os participantes potenciais
Pesquisadores, acadêmicos, artistas e especialistas interessados ​​em apresentar práticas de pesquisa ou de investigação relacionadas em desenvolvimento dentro estudantes trabalham. Também convidado a participar são profissionais e estudantes de disciplinas relacionadas com as artes do espectáculo (dança, teatro, performance) interessadas em aprender sobre os tópicos considerados prioritários no evento, acadêmicos que desejam enriquecer seu conhecimento ou fazer contatos e construir redes de trabalho de investigação teatro.


fonte: http://www.congresodeteatro2016.com/