quarta-feira, 20 de março de 2013

Projeto Iconoclássico chega à Santarém

  Hoje !!!!!!!!!
Teatro Vitória
20h


Seis cidades paraense foram escolhidas para receber o Projeto Iconoclássico, entre os municípios, Santarém foi uma das contempladas. Esta ação é realizada pelo Instituto Itaú Cultural, através de parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP), no apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A Chefe de Divisão de Planejamento e Projetos da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Elizangila Dezincourt explica que “o Iconoclássico é uma série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. A seleção traz documentários sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e o cineasta Rogério Sganzerla. E também uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski”. Os longas-metragens vão ser exibidos no Theatro Victória, na quinta-feira (21), às 20h. Nesta data é comemorado o Dia Universal do Teatro,

Elizangila destaca que todos esses criadores são referências importantes no contexto da produção cultural brasileira. “Os filmes trazem material de arquivo, entrevistas, biografias e mostram a postura visionária desses artistas”. A série entra em exibição simultaneamente nas seis cidades paraense. O primeiro filme em cartaz: EVOÉ! - Retrato de um Antropófago de Tadeu Jungle e Elaine Cesar.

Nesse filme constará depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos-chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia; Praia de Cururipe, em Alagoas; Epidaurus e Atenas, na Grécia; e em sua casa, em São Paulo. Um olhar particular e multifacetado de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos.

A série de exibição encerra em novembro de 2013. Devem ser exibidos no total de 5 longas-metragens. Além de Santarém, as cidades que devem receber simultaneamente o projeto são Belém, Castanhal, Marabá, Óbidos e Ponta de Pedras.

Sugestão de entrevistado:

Elizangila Dezincourt (Chefe de Divisão Planejamento e Projetos): 9138-3372

Foto e Postagem: Alciane Ayres/Ascom-Semc