quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A Farsa do Boi ou o desejo de Catirina na 28ª Mostra de Teatro de Santarém


O Grupo Teatral Kauré apresenta este clássico do dramaturgo paraense Adriano Barroso, no texto, Marcelino é um boi muito querido e estimado por Madalena, a mulher do fazendeiro Gumercindo, temida por ser uma fera. Madalena está preparando uma grande festa para comemorar os 15 anos de Marcelino e manda seu marido tomar conta do boi. Catirina, a filha do casal, encanta Nego Chico, o empregado da fazenda, e promete entregar seu coração caso ele lhe traga a língua do boi para comer.
Nego Chico é surpreendido pela personagem lendária Matinta Pereira, que se oferece para ajudá-lo a derrubar o boi com uma flecha encantada, com a condição de receber em troca seu coração. Após a flechada, o fazendeiro vê o boi no chão e se desespera ao perceber que estará em maus lençóis caso
sua mulher descubra, e manda chamar um médico, que não resolve nada. Então, apela para um pajé tentar curar seu boizinho.
O pajé recebe o espírito de Matinta Pereira, que entrega a tramoia que Nego Chico fez com ela. Madalena chega e vê o boi no chão, e a confusão está armada de vez!