quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mais imagens do 3º Luau Regional !!!

Quase impossível não registrar tantos talentos que participaram do 3º Luau Regional no dia 01 de novembro de 2014

 saxofonista Júnior Castro (foto Júnior Aguiar)

 cantora Ádria Góes (foto Júnior Aguiar)
 cantora Ádria Góes (foto Júnior Aguiar)

 cantora Cristina Caetano (foto Júnior Aguiar)

 quem viu uma preta e uma branca? Kaila Moura e Priscila Castro (foto Júnior Aguiar)

 cantora Cristina Caetano (foto Júnior Aguiar)

 cantor e compositor Pedro Guilherme (foto Júnior Aguiar)

cantor e compositor Clóvis Rodrigues (foto Júnior Aguiar) 

cantora Clarisse Sena (foto Júnior Aguiar)

cantora Clarisse Sena (foto Júnior Aguiar)

Prêmio AFRO 2014




A 3ª Edição

O CADON - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves realiza o 3º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, com o objetivo de atender às expressões artísticas de estética negra, dos segmentos de teatro, dança, artes visuais e música.
Agradecemos aos patrocinadores, parceiros e apoiadores, que tanto contribuíram para a realização das duas primeiras edições do projeto e, em especial, aos grupos, artistas e companhias que trabalham com a produção artística de matriz africana, já que o projeto foi originado pela demanda do Fórum de Performance Negra.
As edições de 2010 e 2012 foram elaboradas com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet e parceria da Fundação Cultural Palmares, sendo premiados 20 projetos, escolhidos nas cinco regiões do Brasil.
Esta ação afirmativa contribuiu para levar a cultura negra para todos os cantos país, demonstrado pelo número de diferentes cidades que apresentaram projetos, indicando o potencial de propagação desta ação. Isso possibilitou um olhar positivo para as questões culturais afro-brasileiras, revelando sua vitalidade para além dos grandes centros urbanos. Ao contemplar todas as regiões do país, com julgamentos regionalizados, permitiu-se a democratização de acesso e abertura de oportunidades para novas iniciativas.
Para realizar a 3ª Edição do Premio, mais uma vez contamos com o patrocínio da Petrobras, que nunca se furtou de um olhar mais amplo para essa diversidade cultural do nosso Brasil, em especial, a cultura afro-brasileira.

fonte: http://www.premioafro.org/

V Festival Internacional Pachamama - Cinema de Fronteira 2014




E ai, tá preparado para o Festival Pachamama 2014?

Faltam apenas 5 dias para o V Festival Internacional Pachamama - Cinema de Fronteira 2014. O evento de audiovisual, tem como o objetivo realizar o intercâmbio cultural entre o Brasil e os países vizinhos, Peru e Bolívia.

São mais de 30 convidados nacionais e internacionais, 58 exibições de curtas e longas realizadas em 6 espaços diferentes da cidade de Rio Branco (AC). Além disso, a programação conta com shows, mostras ao ar livre, rodas de conversas e oficinas.

E o melhor disso tudo? É totalmente gratuito!

--

Ey! Está preparado para el Festivial Pachamama 2014?

Faltan apenas 5 dias para el V Festival Internacional Pachamama - Cinema de Fronteira 2014. El evento del audiovisual que tiene como objetivo realizar un intercambio cultural entre Brasil y sus países vecinos, Perú y Bolivia.

Con más de 30 invitados nacionales e internacionales, 58 proyecciones de cortos y largos realizados en 6 espacios diferentes de la ciudad de Rio Branco (Acre). Además, la programación cuenta con shows, muestras al aire libre, rondas de conversación y talleres.

Lo mejor de todo esto? Es totalmente gratuito!

+ informações: www.cinemadefronteira.com.br
participe: http://on.fb.me/1phdzeu

Rumos Legado Teatro !





Cena do espetáculo Os Bem-Intencionados (Foto: Alessandro Poeta Soave)


De 12 a 16 de novembro, ocorre no Itaú Cultural, em São Paulo, o Rumos Legado Teatro, com a apresentação de três espetáculos teatrais, sete encontros em que grupos contemporâneos brasileiros compartilham experiências e duas mesas que aprofundam o debate sobre a relação entre teatro e cidade e sobre modos de direção artística. O evento é resultado dos acúmulos crítico, estético e político de sete edições do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo e do Rumos Teatro 2010-2012. A curadoria é de Maria Tendlau.
As peças, todas com origem em encontros do Rumos Teatro, acontecem sempre às 20h. Santa Joana dos Matadouros, com o Teatro Experimental de Alta Floresta (Teaf), abre a programação, em 12 de novembro, e faz parte do projeto De Vez em Quarta, Teatro. Nos dias 13 e 14, a atração é Experimento: Os Bem-Intencionados, com o LUME. No dia 15, é a vez de Joana ‒ Babekan, com o Teatro dos Narradores.
Os encontros entre os grupos têm duas vertentes. A série Trocas Críticas, em que grupos com linhas de atuação parecidas discutem suas práticas, traz diálogos entre Espanca! e Cia. Brasileira de Teatro (dia 13, das 17h às 18h30), Magiluth e Teatro do Concreto (dia 14, das 15h às 16h30), PeQuod e Caixa do Elefante (dia 14, das 17h às 18h30), LUME e Opovoempé (dia 15, das 15h às 16h30) e Coletivo Angu de Teatro e Grupo Bagaceira de Teatro (dia 16, das 15h às 16h30). A Trocas de Experiência, por sua vez, contrasta companhias de ações distintas, a partir do debate entre os grupos Clowns de Shakespeare e CiaSenhas (dia 13, das 15h às 16h30) e os dramaturgos Grace Passô, Lucienne Guedes e Pedro Vilela (dia 16, das 17h às 18h30).
Por fim, a série Reflexões Críticas tem duas mesas. Teatro na Rua, Teatro na Cidade reúne as pesquisadoras Margarida Gandara Rauen, Ana Carneiro e Michelle Cabral, no dia 15, das 17h às 19h30 para uma discussão sobre as relações entre as artes cênicas e o espaço urbano, com base na atuação dos grupos Cia. Silenciosa, O Imaginário, ERRO Grupo e Será o Benidito?!. Já no dia 16, das 19h às 20h30, em Direção em Processo no Teatro de Grupo na Cia. dos Atores e na Cia. Fofos Encenam, o também pesquisador José Fernando de Azevedo discute as diferenças entre estilos de direção artística.
Acesse sinopses das peças e minibiografias dos participantes na aba Programação.

Rumos Legado Teatro
quarta 12 a domingo 16 de novembro


Entrada franca – ingressos distribuídos com 30 minutos de antecedência


http://novo.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/rumos-legado-teatro/

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

3º LUAU REGIONAL Confira as fotos!!!



                        Parabéns a coordenação do 3º Luau Regional pelo sucesso do evento que reuniu mais de 3.000 pessoas na praia da Orla de Santarém em frente a Museu João Fona no último dia 01 de novembro de 2014, confira um pouco da energia e diversidade das atrações que passaram por lá. Imagens de JR Aguiar


Nato Aguiar


Saxofonista Júnior Castro dando show a parte




Cristina Caetano talentosíssima como sempre e anunciando oficialmente sua gravidez!


Grupo Folclórico Bailado de Carimbó


Cantora Ádria Góes belíssimas interpretações  na noite.


Clóvis Rodrigues jovem talento!!!


Cantor e compositor Pedro Guilherme


Patrícia Lima




Priscila Castro


Kaila Moura

Clarisse Sena inegavelmente interpretação de energia contagiante.





Rigico foi um show a parte com seu humor regional.
(com ator, cantor, compositor e humorista Carlinhos Dias)










sábado, 1 de novembro de 2014

3º Luau Regional




É hoje  3º Luau Regional com o que há de melhor da música regional, reggae e teatro com Carlinhos Dias (O Rigico) fará uma participação especial com o que há de melhor do humor caracteristicamente regional com piadas hilariantes do cotidiano, tendo como temática principal a cultura local.


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Artes Visuais conheça Levalet - Paris!!!









O artista francês Levalet preencher rachaduras e buracos nas paredes de concreto e figuras pintadas em preto e branco.

Em seu mais recente trabalho, ele pintou duas esgrimadores lutando contra um guarda-chuva de verdade, fundindo duas dimensões em uma única instalação.

Levalet é visto pelas ruas de Paris e sempre procura tomar medidas para encontrar os melhores lugares para pintar. Em seguida, desenhe as figuras com tinta preta e cola por toda a cidade.

O trabalho de Levalet foi admirado na galeria NUNC! em Grenoble, França, até 26 de Junho.


[The Huffington Post]

fonte: http://www.arteycallejero.com/2013/05/levalet-instalacion-y-graffiti-en-las-calles-de-paris-fotogaleria/#/0







Confluências Culturais em Santarém!


 Para retratar como um povo tão distinto do brasileiro mantém seus hábitos e de que forma a cultura peculiar dos orientais coexiste com a ocidental em plena Amazônia brasileira, Makiko Akao, japonesa que mora no Brasil desde criança e hoje é naturalizada, idealizou o livro “Japanamazônia – Confluências Culturais”. A publicação tem textos em português e japonês, além de fotografias de Paula Sampaio, Miguel Chikaoka e Alberto Bitar – que retrataram o dia a dia nos principais municípios do estado onde existe número representativo de descendentes. Após um primeiro evento em Tomé-Açú, o livro será relançado junto a uma exposição fotográfica nos próximos dias 30/10 em Santarém e 6/11 em Monte Alegre, no Oeste do Pará. A programação encerra em 22/11, em Santa Izabel.
O livro foi originalmente lançado em 2010, durante as comemorações dos 80 anos da imigração japonesa na Amazônia, com o selo Kamara Kó Fotografias.  A itinerância pelas quatro cidades paraenses foi viabilizada por meio do projeto “Confluências Culturais – Imigração Japonesa na Amazônia”, contemplado Programa Amazônia Cultural 2013, do Ministério da Cultura. A segunda edição do livro tem coedição da Pro-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ideia agora é voltar para onde o projeto passou em sua fase inicial e mostrar às famílias o resultado final, disponibilizando a publicação nas colônias japonesas do estado e com a mostra de 25 imagens. O livro também será doado para instituições culturais e de educação.
“Nessas localidades tenho recordações da minha infância. A minha família foi primeiro para Belterra e depois para Monte Alegre, então, é um pouco essa busca da memória também. Hoje estou totalmente integrada à cultura local, no entanto tenho a raiz japonesa, talvez isso tenha facilitado a identificação dessas confluências culturais japonesa e amazônida que existem. E para comemorar a imigração, na época os 80 anos,  pensei em mostrar através de imagens dos três fotógrafos convidados,  esse registro de confluências , que sutilmente se mostra no meio do cotidiano  do nossos dias de hoje”, diz Makiko Akao.
HISTÓRIAS
Coube à jornalista e historiadora Rose Silveira escrever sobre o ofício dos fotógrafos na busca pelo registro do cotidiano das famílias japonesas no Pará. Para o oeste do estado, Alberto Bitar foi o enviado e por lá encontrou representantes dos Ueno, Kishi, Otake e Okada. Rose revela a surpresa de Bitar ao encontrar não uma resistente reminiscência da tradição japonesa, mas hábitos já dissolvidos e interconectados.
“Ele esperava encontrar muitas evidências em uma região referencial para a imigração, mas notou o contrário: a diluição e perda desses marcos. Se não estivesse procurando, não teria encontrado, imagina. Mas o olhar, desafiado, mergulhou nesses microuniversos, elaborando um repertório de visualidades e fazendo de sua fotografia a escrita de um certo orientalismo – os claros-escuros da paisagem, a apreensão do movimento, do tempo”, escreve a autora.

Fonte: RG 15/O Impacto e Dominik Giusti

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

I Fórum de Música de Santarém!



                                O I Fórum de Música de Santarém acontecerá no dia 29 de novembro e será um importante momento de discussão e mobilização da classe para escolha de seu conselheiro e  principalmente verificar as estratégias de ação para a assinatura do projeto lei que cria o Sistema Municipal de Cultura de Santarém. Lembrando que será um evento casadinho com o Fórum de Artes Visuais importante dia para o exercício da democracia, todos estão convidados, a entrada é franca esta ação é encabeçada por Cristina Caetano e pelo Movimento Arte e Cultura de Santarém.

domingo, 26 de outubro de 2014

Mulheres Choradeiras estão de volta!!!!!!!!



                          Esse espetáculo teatral do Grupo Olho D'água faz dez anos em 2015 e cada dia que passa ficam melhores, dramaturgia inteligente, encenação bem marcada e neste dia 07 de novembro de 2014, iniciando às 21h na Casa da Cultura, a sociedade santarena terá a oportunidade de rir e se divertir com as carpideiras mais famosas da amazônia, Prudencia, Angústia e Astúcia, mais uma vez vão chorar a morte de Tereza e descobrir  seus desejos mais íntimos para delírio do público. No elenco Ádrio Denner,Braz Filho e Elder Aguiar. Desde já coloquem em suas agendas!!!

Ingressos: R$20,00 inteira
                  R$10,00 meia
RECOMENDADO PARA MAIORES DE 14 ANOS

sábado, 27 de setembro de 2014

XXIV Mostra de Teatro de Santarém 2014



Programação



Dia 10/10 • Sexta Feira • Abertura
Espetáculo Convidado: O Casamento da Dona Baratinha (Infantil)
Texto: Maria Clara Machado
Grupo de Teatro do SESC – Santarém – Pará
Dia 11/10 • Sábado
Contos Cantos e Encantos Tapajônicos • (Contação de História)
Texto: Elizangila Dezincourt
Grupo de Teatro Olho D'água
Dia 12/10 • Domingo
Noite das Ilusões • (Drama)
Texto: Da obra “Tia Margarete” do dramaturgo Leonardo Alkmim
Cia de Teatro Caras e Caretas
Dia 13/10 • Segunda – Feira
O Micro do Piriqui • (Comédia)
Texto: Ana Cristina Gonçalves
Cia de Artes Symon's View
Dia 14/10 • Terça - Feira
Histórias de Dom Lina • (Contação de História)
Texto: Construção coletiva
Grupo de Teatro Experiência
Dia 15/10 • Quarta - Feira
O Cinderelo • (Comédia)
Texto: Diego Alano Pinheiro
Grupo de Teatro Heterônimos
Dia 16/10 • Quinta - Feira
Virgens à Deriva (Comédia)
Texto: Adaptação de Clelton Bentes
Cia de Artes “Os Fulanos”
Dia 17/10 • Sexta - Feira
No Meu Pé de Sapupema (Regional)
Texto: Construção Coletiva
Grupo de Teatro Experiência
Dia 18/10 • Sábado
As Dez Mais do Córtex Cerebral •(Comédia)
Texto: Cyrano Rosalém
Grupo de Teatro Olho D'água
Dia 19/10 • Domingo
A Cigarra e a Formiga (Infantil)
Texto: Adaptação de Layd de Almeida e Luiz Maia





Denúncia do descaso com nosso tesouro imaterial e material de Santarém!


A cidade de Santarém tem tesouros guardados no coração do rio tapajós, músicos talentosos, atores fantásticos, natureza majestosa, praias de areia branca inigualáveis, prédios antigos que contam e recontam a história da cidade e principalmente fazem parte da memória afetiva de seus filhos nascidos na aldeia dos tapajós moradores e visitantes. 
O Movimento Arte e Cultura encabeçado por artistas, professores, associações, advogados, OAB, simpatizantes e pessoas que hoje habitam na cidade de Santarém, vem alertar, reivindicar uma política pública séria para o direcionamento harmonioso das questões culturais na cidade e região, o que está em foco e foi o ápice que desencadeou esta vontade coletiva foi a destruição criminosa do Casarão Tapajônico, Padaria Lucy, entre outras casas de Santarém que fazem parte apenas de fotos antigas e memória de antigas moradores.
Acreditamos que independentemente de quem estiver na gestão pública deverá ter compromisso pessoal, político e principalmente como representante de uma cidade inteira com todos os segmentos da sociedade, pois quando o ser humano esta com saúde e de barriga cheia todos procuram o belo.