sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARNAVAL 2014 em Santarém!

                  

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) define a programação do Carnaval 2014 de Santarém. Para atender os foliões durante os cinco dias de festa iniciaram a montagem das arquibancadas na tarde desta segunda-feira (24), no corredor da folia na Av. Tapajós para o. A primeira, no trecho entre as Travessas dos Mártires e 15 de Agosto. E a segunda entre as Travessas 15 de Agosto e 15 de Novembro.
PROGRAMAÇÃO:
Dia: 28 de fevereiro de 2014 – (sexta-feira)
Local: Praça do Pescador - Corredor da Folia na Orla de Santarém
Das 18h às 23h - Feira de Abadá e apresentação dos pequenos blocos e recém-filiados da LIBES.
1° Bloco ‘Gelada e Cia’
2° Bloco ‘’Tô na Fissura’’
3° Bloco ‘Os Charqueiros’
4° Bloco Convidados
Dia: 01 de março de 2014 – (sábado) – Orla
Local: Av. Tapajós – Orla
Hora: 19h às 20h – Esquenta e concentração dos Blocos da Associação Santarena de Agremiações Carnavalescas – Asac
Das 20h às 02h - Descida dos Blocos da Asac
-Bloco Linguarudo
-Bloco Cruz de Malta
-Blocos Unidos da Interventoria
-Bloco Unidos de Aparecida
-Bloco Cacique da Prainha
-Bloco da Pulga
Dia: 02 de março de 2014 – (domingo)
Local: Av. Tapajós - Orla
Das 19h às 20h – Esquenta e concentração dos Blocos da Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém – Libes.
Das 20h às 02h - Descida dos Blocos da Libes.
 -Carna SEMJEL
 -SENTRAS
 -SEMSA – Bloco da Camisinha
Bloco Curumim Folia (convidado)
Bloco ‘‘Gelada e Cia’’
Bloco ‘‘Sorriso Aberto’’
Bloco ‘‘Garotos da Coroa’’
Blocos ‘‘Os Charqueiros’’
Bloco ‘‘Cheiro do Periquito da Amazônia’’
Bloco ‘‘A Fogueteira’’
Bloco ‘‘Vermelho e Preto’’
Dia: 03 de março de 2014 –(segunda-feira)
Local: Praça do Pescador
Das 18h às 00h – Carnavelinho
Dia: 04 de março de 2014 –(terça-feira)
Local: Av. Tapajós - Orla
Das 19h às 20h – Esquenta e concentração dos Blocos da Asac e da Libes;
Das 21h às 00h:30 – Desfile dos Blocos de Enredo campeões e premiação da Asac e  descida dos Blocos da Libes;
Blocos da Libes
Bloco ‘‘Sorriso Aberto Folia’’
Bloco ‘‘Garotos da Coroa’’
Bloco ‘‘Cheiro do Periquito da Amazônia’’
Bloco ‘‘A Fogueteira’’
Bloco ‘‘Vermelho e Preto’’
 A Prefeitura de Santarém também é parceira na estrutura e programação do CarnAlter na vila balneária de Alter do Chão.

CARNALTER 2014:

Dia: 01 de março de 2014 – (sábado)
Local: Praça Lago dos Botos
Das 17h à 01h
Abertura do Carnalter

Dia: 02 de março de 2014 – (domingo)
Local: Praça Lago dos Botos
Das 17h à 01h
Arrastão dos Blocos com Trio elétrico
Bandas – Forro Mania
             - Forró do Paredão

Dia: 03 de março de 2014 – (segunda-feira)
Local: Praça Lago dos Botos
Das 17h à 01h
Arrastão dos Blocos com Trio elétrico
Bandas - Ricardão Eu Acho e Bom
              - Forro do Paredão
Dia: 04 de março de 2014 – (terça-feira)
Local: Praça Lago dos Botos
Das 20h à 00h
Banda – Pegada do Forró
Com informações CCOM/PMS
Foto: Ronaldo Ferreira

Teatro Amazonas... e como foi? e como é?

                            



                              No dia 21 de fevereiro de 2014 o Grupo de Teatro Olho D'água viveu uma das experiências mais importantes da sua trajetória como grupo de teatro, exatamente as 20h estavam iniciando mais uma apresentação das Bondosas Mulheres Choradeiras, só que em um palco muito especial o tradicional e majestoso o Teatro Amazonas, o grande tesouro arquitetônico da cidade de Manaus e que reflete um período áureo da história da amazônia, para funcionários e servidores da casa mais um dia de trabalho, acostumados com o local não tem nenhuma sensação a mais além do senso de responsabilidade de estarem desempenhando suas funções da melhor maneira possível, mas, para o grupo....um dia inesquecível. Foi uma das melhores apresentações, energia maravilhosa, atores afiados, público caloroso, egrégora do espaço latente e no final aplaudidos de pé por um público de mais ou menos 700 pessoas.
                               Os nossos agradecimentos a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves na pessoa do senhor Nilson Chaves, a SEC - Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas e aos nossos amigos que empenharam-se para que este evento acontecesse, quanto ao nosso governo municipal de Santarém mais uma vez em nada auxiliou, a política do tapinha nas costas o jeito gentil de tratar os artistas e levar os problemas culturais com a barriga pra nós é muito comum e familiar, no governo petista foram 08 anos de autoritarismo everaldiano e agora estamos num impasse próximo a efetivação de um Plano Municipal de Cultura que esperamos que logo aconteça pra que possamos voltar a ter esperanças!!!!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Grupo de Teatro Olho D'água no Teatro Amazonas



Nesta sexta-feira dia 21 de fevereiro de 2014, às 20h o Grupo de Teatro Olho D'água estará participando da Mostra 10 anos a convite da FETAM e do Governo do Estado do Amazonas com o espetáculo AS BONDOSAS MULHERES CHORADEIRAS, uma comédia de costumes com 1hora e 15 minutos de duração. Nesta empreitada o grupo tem o apoio do Governo do Estado do Pará através da Fundação Cultural Tancredo Neves, infelizmente a Prefeitura Municipal da cidade de Santarém não apoiou em nada esta importante ação que mostra a produção teatral da cidade. Devemos observar a importância que as manifestações culturais tem para formação e educação de um povo e os governantes precisam entender que cultura é investimento e não despesa.

Serviço: 
Elizangila Dezincourt
(93)8116-6267

Instituto de Artes do Pará lança edital de bolsas 2014

 
Edição 2014 do edital terá três novas áreas para contemplação. Valor da bolsa agora é de 18 mil reais. Inscrições ficam abertas até o dia 19 de março.
 
As inscrições para a 13ª edição da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do Instituto de Artes do Pará continuam abertas até 19 de março.  Neste ano as grandes novidades são: a inclusão das categorias moda, design e gastronomia; e o valor do prêmio que sobe de 15 para 18 mil reais. Ao todo 30 artistas serão contemplados.
Mais importante ação do IAP, o edital de bolsas nasceu junto com sua missão, que é de aprimorar, fortalecer e colaborar para o aperfeiçoamento do artista no Pará. Nesta nova edição o Instituto conseguiu reajustar o valor da bolsa em 3 mil reais, caracterizando uma conquista para a classe artística. Além disso, as categorias de moda e design também passam a compor as possibilidades de projetos a ser contemplados, assim como gastronomia. 
Para o presidente do IAP, Fábio Souza, a inclusão dessas expressões vem para preencher uma lacuna, uma vez que a bolsa é destinada a todas as formas de manifestação artística, sejam elas na cultura popular, erudita e de identidade.
Com o aumento no valor das bolsas, o IAP vai investir R$ 540 mil em projetos culturais em todo o estado. Em 2013, o Instituto destinou R$ 450 mil, para projetos que circularam em Belém e mais 8 localidades do Pará: Marituba, Santarém, Marabá, Castanhal, Moju, Soure, Paragominas, e região das ilhas de Belém e Ananindeua, incluindo vilas e áreas rurais, como os quilombos de Abacatal (Ananindeua) e Nova África (Moju). Para 2014, o IAP acredita que essa amplitude será ainda maior, devido o rumo tomado pelo Circuito das Artes – ação que congrega o resultado de todos os trabalhos dos bolsistas e os coloca em visibilidade para além dos locais onde foram produzidos.
O edital contendo todas as informações sobre prazos de inscrição, desembolso de parcelas e seleção dos projetos; assim como formulário de apresentação, descrições a respeito das categorias, formas de pesquisa e etc. será disponibilizado nesta segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014, no endereço eletrônico do Instituto de Artes do Pará: www.iap.pa.gov.br. As inscrições são gratuitas.

Serviço
Lançamento do Edital de Bolsas 2014 do Instituto de Artes do Pará
Inscrições: De 3 de fevereiro a 19 de março de 2014
Informações: 4006 2900 / www.iap.pa.gov.br

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Exposições de Elaine Arruda e Flavio Araújo seguem até 8 de março



As obras são resultantes do Edital de Bolsas 2013 do IAP e estão na Casa das 11 Janelas. A visitação tem entrada franca.
Instaladas no dia 8 de janeiro deste ano, as mostras “Imensidão Íntima” de Elaine Arruda e “Impermanências” de Flavio Araújo seguem expostas na Casa das 11 Janelas até o próximo 8 de março. Os trabalhos são resultado dos processos de experimentação da bolsa 2013 do Instituto de Artes do Pará e integram o Circuito das Artes.
“Imensidão Íntima” foi produzido em metalúrgicas, a partir de escalas de gravuras, uso de ferramentas e outros procedimentos ditos como não tradicionais. Nesse processo a artista passa da escala humana para a escala arquitetônica e paisagística. É um trabalho que requer força física no momento de sua gravação no zinco, mas que resulta em uma obra de grande sensibilidade poética. Além de Elaine Arruda, uma equipe de profissionais compõe o trabalho, dentre eles o fotógrafo Valério Silveira, que registrou todo o processo, dando vazão ao que eles chamam de imensidões poéticas da paisagem, do corpo e do enfrentamento.
Em contraponto ao trabalho de paisagem encontrada em “Imensidão Íntima”, Flavio Araújo traz a realidade dos retratos em 3x4. O artista buscou na fotografia a base para suas obras em pintura a óleo, criadas a partir do excesso de realidade das fotos. Em “Impermanências” encontramos registros de momentos distantes nos quais acumulam histórias, vivencias e identidades. Como resultado, ele resgata a beleza da foto através da pintura, num trabalho que resulta em emoção e memória.
Presente na vernissage das exposições, a fotografa Ana Morkazel afirma que “o trabalho da Elaine Arruda me vem com muita força. Ela bate, ela fura, ela dança, ela agride. Resultando numa bela natureza, numa bela paisagem. Uma coisa tão linda, tão poética e tão suave. São gestos contrastantes, mas que se completam. O trabalho do Flávio é muito emocionante, ele nos traz memórias. Os retratos tem um elo comum que é o olhar. O olhar é muito forte, que se tu passares pelas fotografias os olhares parecem o mesmo. O trabalho de Elaine, na minha interpretação, vem de algo que destrói pra nascer o belo, já o Flávio pega algo que está destruído e reconstrói. São trabalhos diferentes, mas a força e a poesia está presente em tudo”, declarou.
Para saber mais sobre os trabalhos de Elaine Arruda e Flavio Araújo, visite o endereço do Circuito das Artes: www.iap-circuitodasartes.com.br

fonte: http://www.iap.pa.gov.br/noticias/1079-exposicoes-de-elaine-arruda-e-flavio-araujo-seguem-ate-8-de-marco
Serviço
Exposições de Elaine Arruda e Flavio Araújo
Local: Casa das 11 Janelas – Praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral da Sé
Visitação: De terça a sexta: 10h às 18h; sábado e domingo: 10h às 14h.
Entrada franca.