O encerramento do I Fórum de Cultura de Santarém, no sábado (27) foi marcado pela votação das 36 propostas norteadoras do Plano Municipal de Cultura. A ação foi organizada pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Cultura e parceiros. De acordo com o titular da pasta, Nato Aguiar, o momento foi de pontuar as demandas expostas pelos seis grupos de discussão e firmar, posteriormente, o compromisso entre governo e os segmentos culturais para garantir a execução das políticas culturais.
Como parte do encerramento das atividades foi ministrada a oficina sobre a funcionalidade da Lei Semear, com o coordenador da Lei Semear do estado do Pará, Marcos Quinan. Ele destacou a valorização aos artistas iniciantes. “Não devemos abandonar a ideia dos editais de pequenos formatos. Aquele que atende ao artista principiante, aquele que precisa ter o material gravado ou grupo de teatro que está começando”, disse.
A cantora e compositora Cristina Caetano, participante da Oficina da Lei Semear, garantiu ter sido importante aos segmentos culturais participar dessa atividade. Na sexta-feira (26), durante a abertura do I Fórum de Cultura de Santarém, a prefeita em exercício Maria José Maia assinou o Protocolo de Intenções. O documento possibilita ao município integrar-se ao Sistema Nacional de Cultura e através dele, a SEMC terá condições de propor e formatar o seu Plano Municipal de Cultura. O Sistema Nacional integra-se ao Sistema Municipal, para realização de programas e projetos relacionados à cultura.
Agradecimentos especiais ao SESC Santarém e a assessoria da UFOPA através dos prof ME Itamar Paulino e Sandra.
Legenda da foto: Representantes dos seis grupos de discussões do I Fórum de Cultura. Foto-Alciane Ayres. SEMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário