terça-feira, 31 de janeiro de 2017

II Simpósio Arte e Pensamento




II Simpósio Arte e Pensamento: A Globalização e os Desafios do Humano
Dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2017

Conferência de Abertura: "Vida Contemporânea: Qualidade de Vida e Violência - Prof. Dr. Manuel Antônio de Castro (prof. emérito PPGL/UFRJ).

Mesa-redonda: A Poética e o Sagrado - Prof. Dr. ANTÔNIO MÁXIMO FERRAZ – PPGL/UFPa; Profa. Dra. WLAD LIMA – PPGArtes/UFPa; Prof. Dr. MANUEL ANTÔNIO DE CASTRO – Prof. Emérito da UFRJ

Local: Auditório Setorial Básico I - UFPa/ Campus Guamá - Belém Pará

Inscrições: 10 reais (no dia do evento)

IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas



Inscrições: até dia 8 de maio
O Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE e a Universidade Federal da Bahia – UFBA convidam a comunidade de pesquisadores, artistas, professores e estudantes a participarem do IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, com o tema: As Políticas Educacionais e a realidade do ensino das artes da cena, na escola e na comunidade.
A organização do evento conta com participação de professores pesquisadores das seguintes instituições promotoras: UFBA, UNEB, UFOB e UESB.
O GT de Pedagogia das Artes Cênicas tem como perspectiva abordar a formação em Artes Cênicas (Teatro, Performance, Dança, Circo e outros) na diversidade que as práticas em diferentes contextos educacionais pode engendrar. Assim, são objeto de pesquisa deste GT processos e práticas de educadores, educandos, artistas, espectadores e pesquisadores nos diferentes espaços de educação – formal, informal e não-formal, bem como reflexões produzidas em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas relacionadas a esses processos.
No IV Encontro do GT, a ser realizado na UFBA, em Salvador-Bahia, de 18 a 21 de maio de 2017, os participantes irão abordar questões referentes ao tema geral do evento a partir de exposições e discussões sobre os seguintes subtemas:
A experiência e o sentido da experiência no ensino das artes cênicas na escola e na comunidade.
 Condições de trabalho do professor de artes: a poética da precariedade e o professor como operador de problemas.
 Interdisciplinaridade, diversidade cultural e restrições à liberdade de criação e opinião na escola.
 Base Nacional Curricular, Currículos, Livros didáticos e avaliação de aprendizagem no ensino das artes da cena.
 Formação do professor pesquisador: Licenciatura, Pibic, Pibid, PLI e Pós Graduação.
Sede central do evento:
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA – Campus do Canela.
Dias: 18, 19, 20 e 21 de maio de 2017.
Início: Dia 18, quinta-feira, às 14 horas.
Encerramento: Dia 21, domingo, às 13 horas.
Para acessar a programação CLIQUE AQUI
Para maiores informações acesse: https://pedagogiadasartescenicas.wordpress.com/

Fonte:
http://www.teatronaescola.com/index.php/noticias/item/336-ba-abertas-as-inscricoes-para-o-iv-encontro-nacional-de-pedagogia-das-artes-cenicas

AMAZÔNIA ENCENA NA RUA 2017



O Festival vai acontecer de 24 a 30 de julho de 2017, em Porto Velho, no Estado de Rondônia, nas margens do Rio Madeira.

Para os grupos, coletivos e artistas (teatro, dança e circo), que estão em circulação pelo País e que queira incluir Porto Velho no roteiro estamos recebendo propostas.

Favor enviar proposta para oimaginarioro@yahoo.com.br.

Estamos também no whatsapp 69 999790048

fonte: https://www.facebook.com/oimaginario.ro?hc_ref=NEWSFEED&fref=nf

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Carnaval 2017 - Santarém Pará - Qual nossa real identidade?


Depois de tanto vai e vem finalmente decidiram como será o carnaval 2017 na cidade de Santarém, abaixo divulgamos as informações do G1 onde tem a mais completa programação, finalmente a Praça de Eventos receberá o carnaval 2017 em uma acertada decisão da Prefeitura pois estamos falando de um espaço público, porém, ressaltamos a importancia de aproveitar a data para termos um homenageado 2017, um lançamento oficial com logo do carnaval e um projeto de divulgação nas cidades vizinhas e pra quem reclama do nosso carnaval até concordo, pois precisamos de uma pesquisa consistente pra identificar a verdadeira identidade cultural do nosso carnaval e assim realizar os investimentos adequados. abaixo a matéria do G1:



Resultado de imagem para carnaval em santarém







A Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém (Libes) divulgou nesta quinta-feira (26) a ordem de apresentação dos Blocos durante o carnaval que será realizado na avenida Anísio Chaves, no bairro Aeroporto Velho. Segundo a entidade, os desfiles serão nos dias 25 e 28 de fevereiro. Outros eventos como a “Feira do Abadá” e o “Carnavelhinho” também ocorrem no período carnavalesco.
Segundo o presidente da Libes, Adailson Wanghon, em 2017 a entidade contará com a participação de nove blocos: Cruz de Malta, Garotos da Coroa, Sorriso Aberto, Charqueiros, Cheiro do Periquito, O Linguarudo, Os pagodeiros, A Fogueteira e o Bloco Vermelho e Preto. O chamado corredor da folia, ficou estabelecido na Avenida Anísio Chaves, no perímetro que vai da Rua Cravo até a Avenida Afonso Pena.
A programação oficial inicia no dia 23 de fevereiro com a realização da “Feira do Abadá”, na Praça do Pescador. A atividade envolve a exposição e venda de abadás, sendo uma oportunidade do público pode escolher qual bloco vai participar. No dia 25,  está marcada a apresentação oficial após os desfiles da Associação Santarena das Agremiações Carnavalesca (ASAC). No dia 27, para agradar ao público da terceira idade, o “Carnavelhinho” realizará um arrastão na orla da cidade, embalados por marchinhas. No dia 28, os blocos voltam a se apresentar.
Ainda segundo Adailson, Libes ressalta que alguns pontos da estrutura a ser montada precisam ainda de ajustes que serão definidos entre as entidades carnavalescas e o poder público, mas a Libes aprova a mudança de local proposta este ano. “A gente sempre quis que o carnaval acontecesse neste local. Mas, acreditamos que ainda precisam ser feitos ajustes na iluminação, arrumar e limpar a via.
Outro ponto que a Libes ainda busca definições é com relação ao transporte coletivo. A entidade que garantias de que o acesso dos participantes seja garantido pelas linhas da cidade. “Solicitamos que os ônibus ficassem direto no período que vai do sábado para o domingo. Que ficasse pelo menos um ônibus em cada linha para facilitar o acesso das brincantes e ainda estamos vendo de que forma vamos definir a questão”, conclui o presidente da Libes.
23/02 (Sexta-feira)
Feira do abadá: Exposição e venda de abadás

Local: Praça do Pescador, orla da cidade
Horário:  18h às 00h

25/02 (Sábado)
Desfile dos blocos da Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes)

Local: Avenida Anísio Chaves, da Rua Cravo até a Avenida Afonso Pena
Horário: das 21h às 02h
27/02 (Segunda-feira)
Carnavelhinho: Desfile de Blocos de idosos e crianças
Local: Praça do Pescador
Horário: das 18h às 00h
28/02 (Terça-feira)
Desfile dos Blocos da Libes

Local: Avenida Anísio Chaves, da Rua Cravo até a Avenida Afonso Pena
Horário: das  20 horas às 2 horas
fonte: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2017/01/libes-divulga-programacao-dos-blocos-de-empolgacao-para-2017.html

sábado, 28 de janeiro de 2017

SEMMA E CONSELHO COMUNITÁRIO FECHAM CASA DE CARIMBÓ EM ALTER DO CHÃO



O texto abaixo vem mostrar o resultado de uma decisão que foi cumprida por quem manda, concordo que as leis são para serem cumpridas, mas acho que poderia ser diferente, poderia neste momento diante de um espaço cultural de resistência tão importante para cidade de Santarém. Há casos de corrupção, roubalheiras e coisas muito piores acontecem no Brasil e decretos são revogados e até leis são jogadas abaixo quando é de interesse dos nossos governantes




A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, show e multidão

fonte: https://www.facebook.com/boro.borovik?fref=ts

SEMMA E CONSELHO COMUNITÁRIO FECHAM CASA DE CARIMBÓ EM ALTER DO CHÃO, o espaço que mais valorou o patrimônio cultural imaterial da nossa terra. Como assim?
O Espaço Alter do Chão, conhecido como Borô, nasceu em 29/01/2011 como a fênix da primeira pousada na vila de pescadores à beira do rio Tapajós e desde então promove a divulgação e inclusão cultural. Essa semana, as vésperas do aniversário de seis anos, a Secretaria de Meio Ambiente de Santarém cassou a licença de operação e o Espaço foi fechado.
Durante esses últimos seis anos o Espaço Alter do Chão tornou-se uma referência na Amazônia: um local de valorização da cultura regional, de integração entre turistas e nativos, forte consciência ambiental e política. Já subiram no palco do Espaço artistas como Dona Onete, Pinduca, Maria Lidia, Nato Aguiar, Sebastião Tapajós, Espanta Cão, David Assayag, Mestre Solano, Felipe Cordeiro e muitos outros.
 O Espaço apoiou iniciativas como os Jogos Indígenas do Baixo Tapajós e Encontro Nacional de Estudantes Indígenas. Incentivou a patrimonização do carimbó, sediando a grande maioria das apresentações dos grupos do Movimento de Carimbó do Oeste do Pará em Alter do Chão e Santarém, desde a inauguração, no dia do primeiro aniversário do Movimento Roda de Curimbó, até hoje finalizando com o 2o. Festival de Carimbó do Oeste do Pará.
Recentemente realizou o Festival das Águas: cinco dias de música, circo, oficinas e rodas de conversa com o objetivo de fortalecer a luta contra os grandes empreendimentos na bacia do Tapajós e buscar soluções independentes para questões como saneamento básico e lixo.
Buscando a diversidade cultural, o Espaço promoveu, além do carimbó, festas de boi, reggae, brega, rock. Em 2015, durante a minha ausência, abrimos espaço para a música eletrônica; um equivoco visto que este não é um estilo musical que faz parte da minha proposta cultural. Foi justamente devido a uma festa de música eletrônica que um de nossos vizinhos se incomodou e fez uma denúncia no Ministério Publico. Apoiado pelo Conselho Comunitário de Alter do Chão, cujo presidente nunca gostou do Espaço por acreditar que só deve haver uma festa por noite na Vila, conseguiram fechar a casa.
São inúmeros os danos ambientais que ocorrem na Vila e seus arredores: esgoto jogado diretamente no rio, invasão e desmatamento no igarapé do Caranazal e outros, falta de saneamento, fossas que contaminam o lençol freático e incentivam a proliferação de viroses, desmatamento, construções e outras aberrações em APPs como beiras de lagos, rios, igarapés e até dentro do lago do Carauari, desvio de igarapés, poluição sonora, despejo e destinação incorreta do lixo e outros que vemos no dia-a-dia de Alter do Chão. Para tudo isso a Secretaria de Meio Ambiente fecha os olhos, mas por outro lado decide fechar de imediato a casa que mais valorizou o Carimbó em Alter do Chão atropelando o processo normal que seria notificação, a multa e aí sim interdição.
Desde que cheguei em Alter do Chão, me preocupei com as questões ambientais da região. Dediquei anos à efetivação da APA, ocupando o cargo de secretário executivo do conselho de forma totalmente voluntária. O grande resultado deste trabalho foi a elaboração do plano de uso junto com a comunidade, que foi engavetado pelo último secretário de Meio Ambiente de Santarém.
Tenho clara consciência do incômodo que é a poluição sonora; peço desculpas e agradeço a paciência e compreensão dos vizinhos. Eu também sofro com lanchas e balsas com som altíssimo que certamente causam grandes danos a natureza, sem falar nos carros que sempre estiveram com caixas de som gigantes na frente do Espaço, desde os tempos em que era Pousada Alter do Chão. Estes não tem licença para ser cassada e são os verdadeiros vilões da poluição sonora. Por esta preocupação tenho meu próprio decibelímetro (aparelho que mede o volume do som) e estava tratando de diminuir o incômodo da vizinhança sem tirar as características ecológicas da casa. Fomos fechados por 76db; Uma moto passando na rua causa um ruído maior que 100db, imaginem um carro destes com som?
Lamento muito com esta decisão. Vou seguir meu caminho independente de uma localização física, fazendo e promovendo arte por um mundo melhor, sem deixar de expor a hipocrisia dos órgãos públicos encarregados de preservar a natureza em Alter do Chão.
Borô

Nossa experiencia com Cinema Mudo em Santarém








Nossa experiência com o pianista Paulo José e o cinema mudo foi fantástica e única, assisti ao CIRCO do gênio Charles Chaplin musicado ao vivo e principalmente assisti crianças, jovens, adultos e idosos com o mesmo olhar encantados com a história, com o formato, com a estética e com a música, os risos soltos e fáceis tornaram nossa noite especial. 





sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Grupo Teatral Kauré lança oficialmente a Paixão de Cristo 2017





Será realizado hoje (sexta - feira) , 27de janeiro o Lançamento Oficial da Paixão de Cristo 2017. O evento acontecerá no Theatro Victória, às 19 horas. Na programação o Grupo Teatral Kauré irá fazer o lançamento da 32ª edição do Espetáculo, a entrada é franca, e contará com apresentação do grupo de interpretação em libras Gesto de Amor da Igreja Adventista, apresentação cênica do núcleo Artístico de Fátima, Grupo de dança semear, grupo musical samba novo, além dos participantes da oficina que faram uma mostra de resultado.

Desde a segunda-feira, a coordenação da Paixão de Cristo 2017 tem feito visitas aos vereadores. O objetivo desses encontros são para estreitar as relações com o poder legislativo e buscar apoio para a 32* edição da apresentação do espetáculo.

A equipe foi recebida pelos vereadores Tadeu Cunha, Reginaldo Campos, Jardel Guimarães e o presidente da Câmara Antônio Rocha, todos mostraram total apoio ao evento, que envolve várias denominações religiosas e é a maior apresentação ao vivo do Oeste do Pará.

A Paixão de Cristo a cada ano leva milhares de pessoas a prestigiarem a apresentação teatral, pessoas não só de Santarém, mais de cidades vizinhas, chegando a registrar um público de aproximadamente 6 mil pessoas.

Todo apoio será importante para abrilhantar mais o espetáculo deste ano.

#soupaixaosoukaure

Ascom Paixão de Cristo


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Governo do Estado do Pará mais uma vez desRESPEITA o artista do interior!




(imagem de Júnior Aguiar do espetáculo Contos, Cantos e Encantos Tapajônicos o qual gostaria de inscrever e participar do processo)

O edital abaixo divulgado pela Fundação Cultural do Pará é um desrespeito as nossas diferenças regionais, um edital feito apenas para os artistas de Belém e cidades próximas, abaixo divulgo as informações contidas no site oficial da fundação pois este blog tem este propósito, porém, um cachê de R$2.000,00 não cobre nem as passagens de um grupo que mora em Santarém, muito menos de quem mora em Oriximiná ou Alenquer por exemplo, caríssimos gestores nossos custos amazônicos são altíssimos para chegar em Belém, vamos lá, quero inscrever um espetáculo que são apenas 3 pessoas e caso fosse viajar de avião o custo seria de R$1.500,00  de passagens ida e volta no trecho Santarém/Belém/Santarém, as outras despesas com estadia, alimentação e translado são impossíveis serem custeadas com 500,00 reais que me sobram, mais uma bilheteria incerta, mesmo que fosse de barco são três dias pra ir e três pra voltar e ainda temos que comprar comida no barco de péssima qualidade, invenção de um certo empresário sem noção. O artista do interior não participa de editais como este porque fica inviável dona Dina, nossas prefeituras dificilmente dão apoio, isso sentimos na pele, observamos também que uma das cláusulas do edital diz que quem ganhou prêmios anteriores não pode concorrer, isso tudo é mais uma ação que privilegia poucos, nosso conselho de cultura estadual totalmente desestruturado, nosso sistema de cultura estadual e municipal inoperante dependendo dos nossos gestores que enchem os cargos públicos com os resultados de seus acordos políticos, mas, fica aqui minha sugestão de ver de forma diferenciada os artistas e produções do interior. 


ABAIXO UMA PARTE DAS INFORMAÇÕES OFICIAIS DO SITE FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ E BOA SORTE PRA QUE QUISER SE INSCREVER


                        Edital Pauta Livre inscreve projetos culturais para teatros e galeria até o dia 27
Considerado uma vitrine para a produção cultural do Pará, o Edital Pauta Livre é uma oportunidade de divulgação para os artistas locais. O edital, que integra o Programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura, da Fundação Cultural do Pará (FCP), é destinado a artistas, produtores e coletivos, que terão acesso a recursos para o fomento à cultura. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (27).
Manifestações - O Edital Pauta Livre premia até 26 propostas de atividades artístico-culturais, na forma de espetáculos, shows, performances, exposições, instalações, artes integradas e outras manifestações, apresentadas por artistas, produtores, coletivos ou instituições de caráter cultural.

O contemplado tem acesso à pauta dos espaços culturais da FCP, sendo oferecidas, nesta edição, 13 pautas para o Teatro Margarida Schivasappa (no prédio da Fundação), no primeiro semestre de 2017; sete pautas para o Teatro Waldemar Henrique (na Praça da República), também no primeiro semestre, e seis pautas para a Galeria Theodoro Braga (também na Fundação), para todo o ano de 2017.

Aos selecionados pelo edital a FCP oferecerá uma a premiação em dinheiro, no valor fixo de R$ 2 mil. Os interessados encontram o edital completo e a ficha de inscrição no site www.fcp.pa.gov.br.

Serviço: Edital Pauta Livre. Inscrições até 27 de janeiro de 2017, na sede da Fundação Cultural do Pará, na Avenida Gentil Bittencourt, 650, Bairro de Nazaré. A íntegra do edital está disponível no portal da FCP - www.fcp.pa.gov.br – e na própria Fundação. Mais informações pelo telefone (91) 3202-4368.

http://www.fcp.pa.gov.br/images/gapres/ascom/pdf/EditalPautaLivre_2017.pdf

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Atenção Secretarias de Cultura da região!



Cartaz de um evento do Grupo 


O Grupo Olho d'água realiza cursos livres de Teatro e Elaboração de Projetos Culturais, com foco na Lei SEMEAR de Incentivo a Cultura do Estado do Pará e Noções Básicas de Captação de Recursos.
Oferecemos também apresentação de espetáculos teatrais e Assessoria na implementação do Sistema Municipal de Cultura em seu município.
Também oferecemos assessoria para a produção de eventos culturais e fazemos diagnósticos, assessorando no processo de Gestão em Políticas Públicas na área da Cultura em seu município.
Saiba mais!
Acesse www.teatroolhodagua.com.br e saiba mais sobre o nosso trabalho.
E solicite o seu orçamento sem compromisso.
Contatos: (93) 99138-3372 / 98116-6267 - Elizangila Dezincourt
(93) 99182-9549 / 98121-0057 - Elder Aguiar
e-mail: elidezincourt@hotmail.com
elder.aguiar@hotmail.com
Compartilhe!

Cinema mudo com trilha sonora ao vivo?


Santarém mais uma vez terá a oportunidade de vivenciar uma experiencia única com exibição de um filme mudo onde o pianista Paulo José Campos de Melo retorna a Santarém para realização deste projeto, pra que nunca viu esse tipo apresentação vai abaixo informações úteis.

📽 Quinta-feira, dia 26, às 18h, seção de cinema mudo no auditório da Casa da Cultura.
📽 Filme: O Circo - Charles Chaplin
🎹 Acompanhamento ao Piano: Paulo José Campos de Melo, vencedor de concurso mundial de sonorização de cinema mudo.
👍🏻 Entrada franca.
Venha assistir. Traga sua família e seus amigos.

Um filme mudo é um filme que não possui a trilha sonora de acompanhamento que corresponde diretamente às imagens exibidas, sendo esta lacuna substituída normalmente por músicas ou rudimentares efeitos sonoros executados no momento da exibição. Nos filmes mudos para o entretenimento, o diálogo é transmitido através de gestos suaves, mímica (em inglês: pantomime) e letreiros explicativos.
A ideia de combinar filmes com sons gravados é quase tão antiga quanto o próprio cinema, mas antes do fim dos anos 20, os filmes eram mudos em sua maior parte, devido à inexistência de tecnologia para tornar isso possível. Os anos anteriores à chegada do som ao cinema são conhecidos como "era muda" ou “era silenciosa” entre os estudiosos e historiadores. Considera-se que a arte cinematográfica atingiu a maturidade plena antes da substituição dos filmes mudos por "filmes sonoros" e alguns cinéfilos defendem que a qualidade dos filmes baixou durante alguns anos, até que o novo meio sonoro estivesse totalmente adaptado ao cinema. A qualidade visual dos filmes mudos - especialmente aqueles produzidos na década de 1920 - muitas vezes foi alta

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_mudo

Projeto Biizu traz propostas de trabalho para Artistas Paraenses!



Foto: Júnior Aguiar - Atriz já cadastrada - Elizangila Dezincourt

Artistas santarenos o governo do estado através da Secretaria de Comunicação - Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária estão cadastrando artistas de todos os segmentos para disponibilizar serviços para todo o Pará e Brasil, ideia simples e de tamanha importancia para os artistas que buscam oportunidades dentro do mercado cultural.

Conheça o projeto Biizu!

O Projeto Biizu foi idealizado em 2011 com o objetivo de promover, dentro das escolas públicas do estado, oficinas de comunicação como Web, Rádio, Grafite, Jornal Impresso, entre outras. Em 2014 o foco e a oferta de cursos foram ampliados e atualmente, além das escolas, O Projeto Biizu incentiva as comunidades (associações, centros comunitários, etc.) a produzirem conteúdos voltados à democratização do acesso à informação por meio de ideias pensadas e executadas pelos participantes, que proporcionem, sobretudo, a continuidade na produção dos conteúdos e que facilite a interação das comunidades com o Governo.
O Projeto Biizu, enquanto ferramenta de Educomunicação, é o instrumento que abre o caminho para esta produção, uma vez que instumentaliza os participantes, que saem de cada oficina com total capacidade de produzirem um jornal, um programa de rádio simples, um blog, vídeos para Internet ou qualquer outra forma de interação de livre escolha.
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
rodolphomoraes@secom.pa.gov.br
(91) 98207-8208 / (91) 98207-7999
Secretaria de Estado de Comunicação
Av. Dr. Freitas, 2523 – Sacramenta, Belém, Pará, Brasil
(91) 3202-0925


Acesse link abaixo e faça seu cadastro
http://biizu.com.br/

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Instituto Maestro Wilson Fonseca abre inscrições!


RELEASE CULTURAL

Ouvir e tocar música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar – ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física e também é profissão.
Além disso, funciona como um “remédio” para vários problemas, como mostraram a pediatra Ana Escobar e a musicoterapeuta Marly Chagas.
Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparados físicos como tratamento de diversos problemas – e tem trazido ótimos resultados.
O Instituto Maestro Wilson Fonseca ensina e forma profissionais na área musical na cidade de Santarém desde 1993 e atualmente disponibiliza 30 profissionais envolvidos com cursos nas áreas de Música, Dança e Teatro de acordo com descrição abaixo:
MÚSICA: Musicalização Baby, Musicalização Infantil, Musicalização Jovem, Flauta Doce, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Instrumentos de Sopro e Percussão, Teclado Eletrônico e Violão Popular.
DANÇA: Dança Baby, Dança Contemporânea Infantil e Jovem e Dança Ministerial Infantil e Jovem
TEATRO: Curso de Teatral – terças e quintas – 14h às 18h
A tabela de horários e dias dos respectivos cursos ficam disponíveis na secretariara
O Instituto MWF de utilidade pública municipal e estadual solicita a vossa senhoria que divulgue estas informações neste conceituado meio de comunicação e desde já agradecemos a atenção.
Serviço:
Detalhes e informações: Fátima Fonseca – Secretária do Instituto - (93) 99131-1565
Paulo Marcelo – Coordenador dos Cursos - (93) 99141-3052
Cândido Corrêa – Coordenador Artístico – (93) (9102-0237 - jcandido.correa@gmail.com
Elizangila Dezincourt – Social Mídia – (93) 99138-3372 – elidezincourt@hotmail.com
Endereço: Casa da Cultura - Av. Borges Leal, 1558 - Santa Clara

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/06/musica-acalma-ajuda-na-atividade-fisica-e-tambem-pode-aliviar-dores.html